Pular para o conteúdo
Início » Blog » Assessoramento em Novo Barreiro/RS

Assessoramento em Novo Barreiro/RS

Com base em estudos técnicos e metodologia de observação, à empresa vem auxiliando à gestão e equipe técnica na elaboração de estratégias assertivas considerando à realidade local, visto que o território gaúcho tem por característica a prevalência de municípios de pequeno porte populacional, o que fortalece a relevância da Atenção Primária em Saúde enquanto ordenadora do cuidado e da regionalização enquanto diretriz promotora da integralidade. Em um contexto populacional em que 97,95% da população é SUS dependente, com respeito ao Controle Social e uma cobertura de Estratégia de Saúde da Família de 100%, o município de Novo Barreiro vem promovendo a organização da saúde no território.

Os dados locais demonstram uma crescente ampliação do envelhecimento no território. A base de pirâmide alargada que prevalecia no ano 2000, cede espaço para uma estrutura que adota formato retangular, com prevalência de população entre a faixa de 15 a 64 anos e quantitativos quase que uniformes de crianças e idosos. Esse dado chama atenção para a reposição populacional e o rápido envelhecimento da população municipal, em números percentuais semelhantes ao contexto estadual.

A taxa de mortalidade infantil no município oscila entre anos de indicador zero e a ocorrência de óbitos, o ano de 2019 chama atenção pela alta taxa. O cuidado com as crianças e o retorno a taxa igual a zero é uma das prioridades da atenção primária em saúde.

Segundo os bancos de dados oficiais, o número de homens é superior ao de mulheres, característica que difere o perfil da população do município com o da população estadual, onde predominam as mulheres. As demandas do público masculino impactam em ações diferenciadas da atenção à saúde, considerando que existe menor adesão ao autocuidado e as ações preventivas.

Outra característica relevante é o quantitativo de população residente na área rural. Diferente do contexto estadual, o município de Novo Barreiro tem a maior parte da sua população residindo no campo. O que reforça a necessidade de ações voltadas para a saúde do trabalhador do campo e os esforços físicos resultantes da sua atividade laboral, sem, contudo, deixar de observar os condicionantes e determinantes do adoecimento dos residentes urbanos.

Para melhor compreensão do trabalho realizado pela empresa, cabe ressaltar que os Consultores atentam para os macroprocessos de governança da gestão municipal do SUS que envolvem processos, atores, políticas, leis e instituições que cooperam para a gestão das políticas de saúde. Estão incluídas nessa abordagem as relações entre os envolvidos e os objetivos para os quais a mesma é governada, sempre com a preocupação com o ponto de vista de todas as partes interessadas (stakeholders); capacidade de colocar as condições da governabilidade em ação e transformar em realidade as decisões políticas.

Nessa perspectiva a governança impacta na avaliação, direcionamento e monitoramento, enquanto a gestão se desenrola nas ações de planejar, executar, controlar e agir; enquanto a gestão dos macroprocessos deve partir de um ciclo que compreenda diversos processos, desta forma, o auxílio e assessoramento da empresa JC Assessoria e Consultoria em Saúde possibilita avanços significativos na melhoria da prestação de serviços de saúde no município de Novo Barreiro.

Durante o ano de 2021 inumeras ações foram realizadas de forma presencial e remota, conforme relatorios mensais, dentre elas, destaca-se o assessoramento das demandas do Conselho Municipal de Saúde referentes à Conferência Muncipal de Saúde, elaboração do Plano Municipal de Saúde, Regimento Interno, composição de novos integrantes e eleição da diretoria. Suporte técnico nos programas e sistemas, planos de aplicação dos recursos observando a legislação vigente, acompanhamento na transferência regular dos recursos do Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde evitando perdas ou suspensão das transferências dos mesmos.

Assessoramento à gestão no dimensionamento e contratação de profissionais, instrumento de Gestão digiSUS, sobre o novo modelo de financiamento e indicadores de saúde, programa Saúde na Hora, credenciamento à LRPD – Laboratório Regional de Proteses Dentárias, portaria da Comissão de Farmácia e Terapêutica, projeto Chamar 192, projeto de ampliação da Unidade de Saúde, adesão a programas e projetos estaduais e federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!